Zezé Maia, Cristian, Wanner Ornellas Cortat e Pedro Eugênio.

Zezé Maia, Cristian, Wanner Ornellas Cortat e Pedro Eugênio.

Corredeira da Criminosa – 1983

A ACAI surgiu da ideia do nosso grande canoísta Abel Velho do Rio de buscar restabelecer a canoagem de descida  em Itaocara que passava por anos de inatividade.

De 2005 para cá muita coisa boa aconteceu. Aumentamos substancialmente o número de canoístas, bem como o número de vitórias na canoagem de descida e oceânica. Também organizamos várias competições regionais de canoagem e três Campeonatos Brasileiros de Descida (2009, 2010, 2011, 2012 e 2013), Passeios de Ecológicos de Canoagem, limpezas de rios, Bolsas Atletas, evoluimos em treinamentos e muito mais.
Todo este sucesso é fruto de muito esforço de nossos associados, pois a ACAI até hoje(2012) não recebeu ou recebe qualquer tipo de repasse governamental ou patrocínio esportivo. Sobrevivemos de ajudas dos próprios associados ou de recursos doados do comércio itaocaraense.

Nossos atletas são muito vitoriosos!

Através da reunião dos canoístas Jefferson Figueiredo, Abel Ferreira, José Antônio Pinheiro, Markley Pereira e Walnner Falante nasce a Associação de Canoagem de Itaocara no dia 15/11/2005.

Possuímos cerca de 60 cadastros de vários lugares do país e cerca de 20 ativos. Desde a fundação, mantemos as questões burocráticas devidamente acertadas junto aos órgãos oficiais que é uma exigência da Confederação Brasileira de Canoagem para tornar oficiais os títulos nas competições. Diante disso, atletas de vários lugares pedem associação a ACAI para poderem ter seus títulos reconhecidos, e assim, pleitearem recursos do governo federal e estadual.

Hoje podemos afirmar que a ACAI é a Associação mais vitoriosa na Modalidade Descida  no cenário NACIONAL.

Temos inúmeros títulos brasileiros nas categorias Turismo e K1 (que podem ser verificados em Resultados).

www.acainoagem.com.br