Os serviços de caixa postal, recado ou secretária eletrônica oferecidos pelas quatro maiores operadoras do país servem para que quando você não pode atender, quem está ligando pode gravar uma mensagem curta para que você possa ouvir mais tarde.

Esse serviço é pago e costuma vir ativado por padrão em toda nova linha habilitada. Somente a ativação é gratuita. Muita gente não usa e muito menos deseja pagar por isso. Algumas operadoras cobram um valor semanal pelo uso desse serviço que pode ser inútil para muitos, além de ter um ícone na tela do aparelho que teima em não desaparecer.

Por essas e outras, se você quer se ver livre do serviço de caixa postal/secretária eletrônica da sua operadora, siga os passos a seguir.

Cancelar caixa postal da Vivo

Ligue gratuitamente para *8486;
Selecione a opção 6 (Outros Serviços);
Selecione a opção 2 (Caixa Postal);
Selecione a opção 2 (Desativar).
Então temos que fazer o seguinte processo:
Clique e fique pressionado a Mensagem de Caixa Postal durante alguns segundos.
Agora clique em “Informação do aplicativo”.
Clique na opção de “Limpar dados” que fica mais abaixo.
Clique em “OK” na mensagem de alerta.
Agora o aviso de Caixa Postal já foi removido.
Vale deixar claro que a mensagem vai retornar quando você reiniciar o telefone, pois você a excluiu do seu aparelho e não na sua operadora. Para apagar definitivamente, o recomendado é ligar para a sua operadora e solicitar a exclusão do aviso ou a desativação da caixa postal.

Se preferir, envie um SMS com a palavra VIVO para 1058 e escolha a opção FALE CONOSCO e aguarde atendimento.

Cancelar caixa postal da Claro

Ligue para *400;
Selecione a opção * (asterisco/estrela);
Selecione a opção 1 (um);
Selecione a opção 9 (nove);
Selecione a opção 2 (dois);
Confirme o cancelamento digitando 2 novamente.

Agora é só esperar o SMS confirmando o cancelamento do serviço Claro Recado. Há relatos na internet de que após algum tempo o serviço era reativado novamente e quando alguém ligava, era redirecionado para a caixa postal ao chamar por muito tempo sem resposta. Fique atento.

Cancelar caixa postal da Oi

Cadastre-se no Minha Oi, caso não tenha feito isso;
Faça login e no menu superior, clique em Móvel;
Verifique se o número selecionado é o correto, caso tenha mais que um;
Passe o mouse sobre Serviços e clique em Ativação ou Desativação de Serviço;
Selecione Desativado na Caixa Postal Oi;
Clique em Confirmar;

Leia as informações que aparecem na tela e aguarde de 2 a 24h para que a desativação seja devidamente efetivada.

Cancelar caixa postal da TIM

A TIM se mostra um pouco mais complicada para isso, já que não é algo que você possa fazer sozinho através do atendimento automático. Será necessário falar com um atendente e confirmar dados. O caminho é esse:

Ligue para *144;
Aperte 1 (um) para confirmar que o atendimento é para seu número;
Aperte 0 (zero) para falar com um atendente;
Diga que quer desativar a caixa postal e remover o ícone;
Informe o nome e CPF do titular da linha.