Sob o comando do Venerável Mestre Aeci da Costa Bergiante, a Loja Maçônica Lauro Sodré IV, nº 1612 do Oriente de Itaocara/RJ realizou no dia 18 de agosto de 2017 (sexta-feira) em seu Templo Sessão Magna Conjunta Comemorativa aos 300 anos de fundação da Grande Loja de Londres e o Dia do Maçom.

Além das presenças dos irmãos do quadro, estiveram presentes irmãos de Lojas Maçônica de municípios circunvizinhos: União Vale do Rio Negro (Valão do Barro/RJ), Fraternidade Aperibeense (Aperibé/RJ) e Salvador Silva Abreu (Pureza/RJ).

Em entrevista como o Tesoureiro da Loja Maçônica Lauro Sodré IV, Prof. Anselmo Biasse, explicou resumidamente que o dia 20 de agosto tornou-se um símbolo da luta maçônica em favor do povo brasileiro e foi escolhido nacionalmente como dia do Maçom em referência à data em que a independência do Brasil fora “proclamada” por Gonçalves Ledo, em reunião da Loja Maçônica Arte e Comércio, na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 1822. Símbolo maior das atividades que culminaram na oficial Independência de nosso país.

O Prof. Anselmo Biasse também explanou que a Franco-Maçonaria, como é conhecida hoje, estabeleceu-se em 24 junho de 1717, quando quatro lojas de Londres se reuniram na taverna “O Ganso e a Grelha”, no adro da igreja de São Paulo. Formaram a primeira Grande Loja do mundo. Inicialmente, ela se resumia a uma festa anual para lojas, mas, em 1721, por meio de uma “comunicação trimestral”, começou a se estabelecer como um corpo regulador, atraindo para suas reuniões lojas fora de Londres. Até 1717 as lojas maçônicas não obedeciam a um centro. Com a fundação da Grande Loja de Londres algumas lojas inglesas passam a ela se subordinar. Na cidade de York as lojas continuaram independentes até 1751, quando surge a Grande Loja de York.