Sob o comando do Venerável Mestre Aeci da Costa Bergiante, a Loja Maçônica Lauro Sodré IV, nº 1612 do Oriente de Itaocara/RJ realizou no dia 11 de agosto de 2017 (sexta-feira) em seu Templo sessão conjunta com o Capítulos da Ordem DeMolay Fraternidade Noroeste Fluminense nº 756 em homenagem ao Dia dos Pais.

Além das presenças dos irmãos do quadro, registramos as visitas de vários irmãos de outras Lojas. Após o encerramento ritualístico dos trabalhos, o Venerável Mestre Aeci autorizou a entrada das cunhadas, sobrinhos e convidados no Templo, onde logo após a Ordem DeMolay Fraternidade Noroeste Fluminense nº 756 que está sob o comando do Mestre Conselheiro Gustavo Lugão realizou homenagens aos pais com a “Cerimonia do Abraço”.

A cerimônia destacou a influência da figura paterna em nossas vidas, ressaltando ainda mais a virtude do Amor Filial e nos fazendo refletir sobre sua importância. Durante a reunião pública também foram prestadas algumas homenagens especiais aos pais.

Após muitas manifestações o Tesoureiro da Loja Maçônica Lauro Sodré IV, Prof. Anselmo Biasse, fez um resumo do que é a Ordem DeMolay e sua importância para a humanidade: “A Ordem DeMolay conjuga estes dois fatores, pois através de seus ensinamentos instrui o jovem nas sete virtudes: amor filial, reverência às coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo. Desta forma, não há como negar a sua necessidade e a importância para as novas gerações. Lá, aprenderão a dar valor à vida e o que na vida tem valor!”

E para finalizar o Prof. Anselmo Biasse repetiu o que o primeiro diácono esclarece aos neófitos, na sua cerimônia de iniciação, acerca dos objetivos da Ordem DeMolay: “O grande objetivo de nossa Ordem é ensinar e praticar as virtudes que nos levam a uma vida pura, reta, patriótica e reverente, como a melhor preparação para a maioridade da qual nos aproximamos. Nós procuramos, sinceramente, ser melhores filhos, melhores irmãos e melhores amigos, para que, ao chegarmos aos anos da maioridade, possamos ser melhores homens”. Após tais reflexões, não podemos chegar a outra conclusão que não seja a de Pitágoras: “Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos”

Logo em seguida todos passaram-se ao salão de eventos quando foi servido o tradicional jantar.