Ícone do site Site Itaocara RJ

Você sabia que as larvas de Piabanha se alimentam de outras larvas, inclusive da própria espécie?

O Projeto Piabanha possui como uma das suas metas de trabalho, o estudo do desenvolvimento inicial de ovos e larvas de peixes da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.

Nas fotos demonstram larvas de piabanha (Brycon insignis), obtidas através de reprodução induzida, em seu Centro Socioambiental.

As larvas fotografadas estão na fase de pós-flexão, com aproximadamente 68 horas de vida.

Nessa fase as larvas de piabanha são extremamente vorazes e se alimentam de outras larvas, inclusive as da própria espécie.

 

Página no Facebook do Projeto Piabanha


Fundado em 1998, o Projeto Piabanha é uma organização da sociedade civil de interesse publico regido pela Associação de Pescadores e Amigos do Rio Paraíba do Sul e está localizado na Estação Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro – PESAGRO/RIO, em Itaocara, município da região noroeste fluminense. Com o maior plantel de reprodutores de espécies nativas da bacia do rio Paraíba do Sul no Estado do Rio de Janeiro, o Projeto mantém no seu campus um Centro Socioambiental com Laboratório de Monitoramento de Ictiofauna; Setor de Conservação da Fauna Aquática; Laboratório de Incubação de Ovos e Larvas, dezenas de tanques para alevinos, juvenis e reprodutores e ainda retém uma área com potencial para construção de outras instalações. O Projeto está inserido no Domínio das Ilhas fluviais do rio Paraíba do Sul e desenvolve linhas de pesquisa como o Programa de Ovos e Larvas de Peixes, Monitoramento de Ictiofauna e Crustáceos, dentre outras pesquisas relacionadas à fauna aquática a fim de subsidiar futuras decisões para a conservação dos estoques pesqueiros, e valoração ecológica e ambiental do Domínio das Ilhas Fluviais.

Sair da versão mobile