Ser Professor, trago verdades
Que a profissão não é valorizada, já sabemos…
Que as famílias hoje têm estruturas diferentes, sabemos…
Que os pais acreditam que a escola educa e ensina, já sabemos…
Que os laudos tem tomado nossas salas de aula, é visível…
Que medicalizar dá menos trabalho que mudar as formas de ensino da família e da escola, sim, sabemos…
Que a autonomia do professor em sala de aula está cada vez mais escassa, OH! sabemos…
Que cada dia que passa é cobrado mais quantidade do que qualidade, infelizmente, sabemos…

Sendo assim, porque continuar insistindo em tamanha luta quando não se sabe quando vamos ganhar.

Ser professor para muitos é uma ultima opção, era o que dava pra cursar, a faculdade que podia pagar, o diploma que precisava para ter um nível superior, porém ainda acredito que existam professores que se debruçam e se debruçaram atrás do conhecimento, formação continuada e especializações para tão somente ENSINAR.

Ouvi uma vez alguém dizer que não fazemos por amor porque amor não paga as contas, mas com certeza fazemos com amor. Cada aluno que aprende, que se desenvolve, que se enturma, se expressa… É um ensinar. Cada olhar que nos é transmitido, cada sorriso, cada abraço, cada desabafo, quantos desabafos… Valem a pena.

Não fazemos somente pelo salário, que não é lá essas coisas, ou pelo tempo, porque sempre levamos trabalho para casa, mas por acreditar que há esperança para o mundo, que existe sim a possibilidade de um mundo melhor, através da educação.

Somos professores sim, porque um dia alguém ou algo nos motivou, nos encorajou, um dia alguém olhou pra mim e acreditou no meu potencial, viu o melhor que havia em mim quando nem eu mesma acreditava. É isso que um bom professor faz, desperta o que há de melhor dentro de um aluno, esteja ele no contexto que estiver, no entanto, o professor por excelência mais do que isso, ele vai além, ele toca na alma de um aluno, com seus gestos, seu olhar, seu falar.

Um professor tem a capacidade de levar o aluno ao mais alto pódio, mas também ao mais fundo do poço, apenas com suas palavras. O que estamos falando para nossos alunos…

Se o aluno conseguir enxergar possibilidades onde o mundo inteiro disse que não existiam, o professor cumpriu finalmente a sua missão.
Lídia Vasconcelos.

Dedico esse texto a todos os professores por excelência, a esta profissão tão imensurável e maravilhosa que é ser o responsável por moldar conhecimentos e cabecinhas que chegam a nós com um turbilhão de coisas. Um engenheiro não constrói 40 prédios ao mesmo tempo, um médico não atende 40 pacientes paralelamente, mas nós, professores, praticamos essa façanha, e digo mais, desses 40 saíram tais engenheiros, médicos e outras mil profissões secundárias, pois a pioneira sempre será a do professor, em especial aos meus, que fizeram muito mais que me ensinar, me mostraram que tudo é possível quando alguém tem fé em você.

Jéssica Ferraz Silva Amorim
Pós-Graduada em Coordenação Pedagógica
Professora do Curso de Pedagogia da UNIRIO – CEDERJ
Professora de Apoio a Educação Especial – Prefeitura de Itaocara