Ontem você deve ter passado por dificuldades na navegação pela internet, certamente deve ter ficado bravo com seu provedor de acesso, mas calma… a culpa não foi diretamente dele! Confira o que realmente aconteceu.

DNS

Antes de começar precisamos deixá-lo ciente de alguns termos que fazem o funcionamento da internet e nem sempre são de conhecimento do usuário mais comum. Parte importantíssima nesse processo é atribuída ao DNS. O que seria isso afinal?

Domain Name System, DNS, basicamente tem a função direcionar os nomes para IPs e vice versa. Existem 13 servidores DNS raiz no mundo todo e sem eles a Internet não funcionaria. Destes, dez estão localizados nos Estados Unidos da América, um na Ásia e dois na Europa. Para aumentar a base instalada destes servidores, foram criadas réplicas localizadas por todo o mundo, inclusive no Brasil desde 2003.

Clique aqui para saber mais sobre DNS.

Certo e onde o Google entra nessa história?

Bem, qualquer usuário com um pouco mais de conhecimento do funcionamento da internet conhece os 8.8.8.8 e 8.8.4.4, esses 2 IPs são dos servidores de DNS disponibilizados pelo Google de maneira gratuita ao grande público, e por ser o Google muitas empresas e usuários mais avançados configuram suas conexões tendo esses IPs como servidores de DNS primário e secundário, para que possam resolver suas url e navegarem na internet de forma tranquila. O problema é que dessa vez o serviço disponibilizado pela “Gigante das buscas” apresentou instabilidade e de tabela levou boa parte dos usuários brasileiros.

Ainda ontem por volta das 16:30h o serviço aparentemente voltou ao normal, entretanto vale lembrar que em 2014 o Google já havia prometido desativar esse serviço, logo pode ser que algo volte a acontecer nesse sentido.

Veja junto a seu provedor de acesso o que pode ser feito para não ser pego novamente de surpresa.

Alternativas existem

Existem ferramentas capazes de calcular sua qual seria a melhor opção de servidor de DNS a ser adotado na sua conexão, entretanto essa opção deve ser utilizada apenas para usuário mais avançados, uma vez que uma configuração errada pode te deixar sem internet até que seu provedor possa te atender e corrigir possível problema gerado por essa configuração errada.

Até a próxima!

Para que os provedores da região não tenham problemas (risos) não vou fazer nenhum tutorial de como fazer essa configuração e calculo de qual DNS você deve usar na sua conexão.