Manoel Junior em seu trabalho

Manoel Junior em seu trabalho

Manoel Junior, natural do Rio de Janeiro, nascido no bairro carioca da Tijuca e criado no município de Nilópolis. Estudou e se formou em Edificação, cursou artes plásticas e desenho publicitário, trabalhou como vendedor, pintor de quadros e desenhista de tatuagem para se sustentar. Aos 15 anos, teve a sua primeira experiência em carnaval em um bloco de seu bairro BLOCO INFANTIL AZUL E BRANDO, aos 17 anos se tornou carnavalesco do mesmo, levando-o ao campeonato, e aos 18 anos já tinha experimentado diversas atividades no ramo do carnaval de rua.

E seu trabalho, o levou para a Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, onde desenhava para o famoso carnavalesco Joãozinho Trinta e teve aulas com o figurinista e carnavalesco Viriato Ferreira, além de estar trabalhando com um dos maiores artistas popular do Carnaval Carioca, o pernambucano Fernando Lopez da Paz, no qual se tornou a sua referência em diversas artes, escultura, pintura artística, desenho e projetos. Daí em diante experimentou a arte e glamour de diversas escolas de samba, como: Salgueiro, com Ney Ayan, Mangueira, com Gilberto, fez a Lins Imperial, com Moises Silva. Tendo, em sua trajetória, desenhado e organizado, diversos carnavais de blocos e escolas de samba no Rio de Janeiro.

Foi quando veio para a cidade de Itaocara – RJ em 1989, onde iniciou uma carreira na Verde e Rosa e no Nacional Infantil, passou também pelo carnaval de Santo Antônio de Pádua, Cambuci e São Fidelis. Aqui perpetuou a sua trajetória, sem nunca deixar de prestar serviços de figurinista e projetos para o Rio de Janeiro. Em 1993 voltou ao Rio para fazer o Boi da Ilha, em uma temporada de dois carnavais. Com uma atuação imprescindível em Itaocara, ele diversificou o seu trabalho nesta cidade, foi marcante em criações de painéis e logomarcas, das quais até hoje estão expostas na cidade.

Em 1995 ingressou no grupo “Alavanca” juntamente com o inesquecível Kiud, criando e desenvolvendo cenários, adaptando textos e dirigindo espetáculos, ganhou diversos prêmios na área, viveu junto com os membros do teatro toda mudança que o meio experimentou, valorizando e difundindo esta arte. No início de 2000 foi convidado para dirigir a Escola de Samba Mundial, pela Liesa – Unidos do Mundo – Junto com Ricardo Pavão fez um belo trabalho nesse projeto na Marquês de Sapucaí. Ao retornar para Itaocara ao final de 2000 e durante 08 anos, ingressou no Departamento de Cultura e Turismo da cidade, foi idealizador do “Carnaval Vivo” e do “Fogueirão”, junto com Henrique Resende e Wagner Ferreira fomentou a cultura popular e implantaram festejos e experiências, das quais o povo não esquece.  Foi o criador da TV LOCAL e a TVC, no qual se destacou durante anos preparando e produzindo programas e vídeos, que promoveu pessoas e a cidade.

Após se afastar do Departamento de Cultura e Turismo voltou a fazer arte, carnaval e seus trabalhos com artista plástico e designer. Em 2008, comedido por um acidente e impossibilitado de andar durante a recuperação, voltou a tatuar e faz da arte seu meio de vida, passando a ser muito reconhecido como tatuador em toda a região e fora dela. Logo que se recuperou, voltou a criar e prestar serviços no Rio de Janeiro trabalhando com André Paz na ARTE NOVE, desenvolveu grandes projetos em eventos no Rio e em outras capitais, como: o “Natal de Luz” em Santa Catarina, elementos promocionais no “Rock in Rio” de 2013, pelo evento mundial da Copa do Mundo projetou o “Caminhão da Antártica” para levar a bola pelo Brasil, desenvolveu projetos de faixadas no interior da “Feira de Tradições Nordestinas” de São Cristóvão – Rio de Janeiro.

Voltando a fazer carnaval no Rio, tornou-se, em 2016, campeão do grupo E, pela Nação Insulana, escola na qual foi responsável por toda a programação visual e do desfile vencedor, atuando como carnavalesco, realizou desde os desenhos dos figurinos e carros alegóricos, até sua confecção, que culminou no campeonato.

Continua fazendo arte e buscando se organizar nesse universo artístico e cultural. Entre seus principais e novos projetos, está o retorno da TV LOCAL agora com um canal do youtube, desenvolvendo grandes programas. Com uma abrangente experiência e uma rica bagagem vanguardista, Manoel Junior, em 2017 assumirá mais projetos e resgates de atividades que foram esquecidas e desfeitas nesta Cidade. Responsável por diversos eventos e projetos gráficos e sociais, neste município seu reconhecimento está retornando. Foi convidado para estar junto do atual governo, representando a Cultura.