Ícone do site Site Itaocara RJ

Manoel Junior um Itaocarense com carnaval na veia

Manoel Junior em seu trabalho

Manoel Junior, natural do Rio de Janeiro, nascido no bairro carioca da Tijuca e criado no município de Nilópolis. Estudou e se formou em Edificação, cursou artes plásticas e desenho publicitário, trabalhou como vendedor, pintor de quadros e desenhista de tatuagem para se sustentar. Aos 15 anos, teve a sua primeira experiência em carnaval em um bloco de seu bairro BLOCO INFANTIL AZUL E BRANDO, aos 17 anos se tornou carnavalesco do mesmo, levando-o ao campeonato, e aos 18 anos já tinha experimentado diversas atividades no ramo do carnaval de rua.

E seu trabalho, o levou para a Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, onde desenhava para o famoso carnavalesco Joãozinho Trinta e teve aulas com o figurinista e carnavalesco Viriato Ferreira, além de estar trabalhando com um dos maiores artistas popular do Carnaval Carioca, o pernambucano Fernando Lopez da Paz, no qual se tornou a sua referência em diversas artes, escultura, pintura artística, desenho e projetos. Daí em diante experimentou a arte e glamour de diversas escolas de samba, como: Salgueiro, com Ney Ayan, Mangueira, com Gilberto, fez a Lins Imperial, com Moises Silva. Tendo, em sua trajetória, desenhado e organizado, diversos carnavais de blocos e escolas de samba no Rio de Janeiro.

Foi quando veio para a cidade de Itaocara – RJ em 1989, onde iniciou uma carreira na Verde e Rosa e no Nacional Infantil, passou também pelo carnaval de Santo Antônio de Pádua, Cambuci e São Fidelis. Aqui perpetuou a sua trajetória, sem nunca deixar de prestar serviços de figurinista e projetos para o Rio de Janeiro. Em 1993 voltou ao Rio para fazer o Boi da Ilha, em uma temporada de dois carnavais. Com uma atuação imprescindível em Itaocara, ele diversificou o seu trabalho nesta cidade, foi marcante em criações de painéis e logomarcas, das quais até hoje estão expostas na cidade.

Em 1995 ingressou no grupo “Alavanca” juntamente com o inesquecível Kiud, criando e desenvolvendo cenários, adaptando textos e dirigindo espetáculos, ganhou diversos prêmios na área, viveu junto com os membros do teatro toda mudança que o meio experimentou, valorizando e difundindo esta arte. No início de 2000 foi convidado para dirigir a Escola de Samba Mundial, pela Liesa – Unidos do Mundo – Junto com Ricardo Pavão fez um belo trabalho nesse projeto na Marquês de Sapucaí. Ao retornar para Itaocara ao final de 2000 e durante 08 anos, ingressou no Departamento de Cultura e Turismo da cidade, foi idealizador do “Carnaval Vivo” e do “Fogueirão”, junto com Henrique Resende e Wagner Ferreira fomentou a cultura popular e implantaram festejos e experiências, das quais o povo não esquece.  Foi o criador da TV LOCAL e a TVC, no qual se destacou durante anos preparando e produzindo programas e vídeos, que promoveu pessoas e a cidade.

Após se afastar do Departamento de Cultura e Turismo voltou a fazer arte, carnaval e seus trabalhos com artista plástico e designer. Em 2008, comedido por um acidente e impossibilitado de andar durante a recuperação, voltou a tatuar e faz da arte seu meio de vida, passando a ser muito reconhecido como tatuador em toda a região e fora dela. Logo que se recuperou, voltou a criar e prestar serviços no Rio de Janeiro trabalhando com André Paz na ARTE NOVE, desenvolveu grandes projetos em eventos no Rio e em outras capitais, como: o “Natal de Luz” em Santa Catarina, elementos promocionais no “Rock in Rio” de 2013, pelo evento mundial da Copa do Mundo projetou o “Caminhão da Antártica” para levar a bola pelo Brasil, desenvolveu projetos de faixadas no interior da “Feira de Tradições Nordestinas” de São Cristóvão – Rio de Janeiro.

Voltando a fazer carnaval no Rio, tornou-se, em 2016, campeão do grupo E, pela Nação Insulana, escola na qual foi responsável por toda a programação visual e do desfile vencedor, atuando como carnavalesco, realizou desde os desenhos dos figurinos e carros alegóricos, até sua confecção, que culminou no campeonato.

Continua fazendo arte e buscando se organizar nesse universo artístico e cultural. Entre seus principais e novos projetos, está o retorno da TV LOCAL agora com um canal do youtube, desenvolvendo grandes programas. Com uma abrangente experiência e uma rica bagagem vanguardista, Manoel Junior, em 2017 assumirá mais projetos e resgates de atividades que foram esquecidas e desfeitas nesta Cidade. Responsável por diversos eventos e projetos gráficos e sociais, neste município seu reconhecimento está retornando. Foi convidado para estar junto do atual governo, representando a Cultura.

Sair da versão mobile