Leia um pouco sobre o projeto realizado pelo Itaocarense Dirceu Rubim.

Projeto de Arquitetura de Interiores – Meu Decorado MRV

Dirceu Rubim Madeira, 26 anos, estudante de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal Fluminense, IFF – Campos Centro.

Projeto realizado para a disciplina de Arquitetura de Interiores do Instituto Federal Fluminense, IFF – Campos Centro, com foco no concurso Meu Decorado MRV, que determinou um orçamento máximo de oito mil reais (exceto eletrodomésticos e eletrônicos). Foi mesmo um desafio, mas após muito trabalho e dedicação o compacto apartamento coube dentro do orçamento seguindo os pilares de economia, viabilidade e sustentabilidade, prezando pela qualidade de vida.

Os ambientes compreendidos no projeto são sala integrada à cozinha americana e escritório. Para atender ao conceito do concurso foram utilizados móveis com preços acessíveis, além de reaproveitamento de materiais como a utilização de PALLETS no painel da sala e no sofá como mostram as figuras a seguir:

Os ambientes foram pensados para trazer um ar jovial e rústico estabelecendo uma harmonia com os materiais reutilizados, como se pode observar nas paredes com uma textura remetendo a antiga técnica de “cimento queimado”. Os objetos de decoração com um toque retrô/vintage completam o conceito rústico, além de estabelecer uma ponte entre passado e presente.

Para promover uma integração harmoniosa e funcional entre sala/cozinha foi feita uma bancada em MDF laminado com adega na parte superior, trazendo ao ambiente um toque moderno e divertido. O MDF foi escolhido por ser um material de fácil acesso e baixo custo, além de proporcionar um excelente acabamento laminado com textura de madeira. Um nicho feito com caixote e base retrô é ideal para guardar e apoiar diversos artefatos.

O escritório traz um conceito moderno e aconchegante como se pode notar na textura das paredes remetendo ao “cimento queimado” e o papel de parede com volume 3D tem o objetivo de tornar o ambiente mais lúdico e criativo, que combina com a textura de madeira presente na mobília.

Os móveis que compõem o escritório formam um conjunto encontrado facilmente no mercado com um preço bastante acessível. A persiana escolhida traz para o ambiente um ar formal sem perder a rusticidade, constituída de PVC com textura remetendo à madeira. Uma opção econômica sem abrir mão do estilo.

Para completar o ambiente e trazer aconchego foi idealizado o sofá-cama constituído de PALLETS e almofadas futon, podendo ser confeccionado por qualquer pessoa e com um custo muito atraente. As luminárias em trilho direcionam a iluminação adequada para realização de tarefas.

 

Conheça o Concurso “Meu Decorado”