Propor inovações para gestão pública com foco no desenvolvimento territorial e na melhoria do atendimento ao cidadão.

Esse foi o objetivo do Seminário Open Gov Rio – Inovações para o Governo – iniciativa do Sebrae Rio em parceria com a Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro (AEMERJ), realizado na terça-feira (10/12) no Rio de Janeiro.

O evento contou com a participação de lideranças dos municípios do Estado. Na ocasião, o projeto criado por Itaocara no Programa Lideranças Empreendedoras 2019 – “Desenvolvimento dos Empreendedores de Itaocara” – elaborado pelos servidores e AD (Agentes de Desenvolvimentos) do município de Itaocara Mabli Porto, Larissa Marques, Iago Figueira, Jelcimar Almeida, Ruan Rocha, Luciano Dias, Cleyverson Gomes dos Santos com a parceria do Sebrae  – analista Jorge Luiz Gomes dos Santos e Celso Nunes Oliveira – consultor de Políticas Públicas.

Desenvolveram o Projeto que visa Transformar a “Princesinha do Paraíba” em uma das rotas do turismo do Estado do Rio de Janeiro, criando um roteiro turístico que passe por todos os Distritos fomentando o comércio, pousadas, restaurantes, hotéis e criando oportunidade de geração de renda para os pequenos produtores rurais na troca de atividades ligadas ao lazer, alimentação e hospedagem.

O Projeto foi apresentado durante uma sessão de Pitch, na Arena Liderança Empreendedora.

Pela participação no curso Lideranças Empreendedoras, Itaocara ganhou uma placa de reconhecimento do Sebrae.

Inovação e tecnologia nos governos

O Seminário Open Gov Rio – Inovações para o Governo – contou ainda com a participação de empresas fornecedoras de soluções tecnológicas para governo. O encontro, que ocorreu no Centro de Convenções Sul América, também teve como meta estimular a discussão entre os gestores públicos sobre o tema Governo Digital ou Governo 4.0, com foco nos temas: Como a inovação e a tecnologia podem promover o desenvolvimento territorial e agilizar o atendimento ao cidadão; Governança Empreendedora para o Desenvolvimento Regional e Cidades Inteligentes e Colaborativas.

Na programação, ainda, arenas temáticas sobre Agente de Desenvolvimento, Liderança Empreendedora e Cidades Inteligentes & Colaborativas.