O que é Carnaval Virtual!

O termo “carnaval virtual” é apresentado através de um grupo de amigos capitaneado por Miguel Paul, no ano de 2003, que teve a ideia de colocar os desfiles de escolas de samba através da tela do computador, com os desenhos e sambas de enredo feitos por eles mesmos. Uma maneira de matar a saudade do carnaval no meio do ano, e, além disso, colocar em prática algumas das ideias e projetos que as vezes lhes eram negadas ou mesmo inacessíveis nos barracões criativos do Carnaval Real.

Com o tempo, os projetos foram se tornando cada vez mais complexos e ganhando mais simpatizantes. Com isso, ferramentas surgiram, talentos se tornaram realidade para as agremiações reais oriundos desses projetos de desfiles virtuais. As gravações dos sambas se profissionalizaram, desenhos cada vez mais recheados de detalhes, enredos mais pesquisados, até que os desfiles das agremiações de samba virtuais se tornaram um laboratório e berço de talentos para o mundo do samba, espalhados pelo país.

Nesse contexto, o Carnaval Virtual surge para semear ainda mais as ideias originais, com seriedade e profissionalismo; utilizando e potencializando a capacidade dos desfiles virtuais no que tange á visibilidade, experiência, experimentação de novas ferramentas de interação e fábrica de talentos para a nossa cultura. A marca Carnaval Virtual tende a servir como uma forma contemporânea de perpetuar o carnaval brasileiro, sem as fronteiras físicas, levando a identidade cultural do Carnaval das Escolas de Samba para onde a Internet puder levar! Faça parte e vamos fazer juntos!

http://www.carnavalvirtual.com.br/

O Carnaval virtual se forma com dois Grupos o Especial e o de Acesso, onde as escolas se enfrentam em uma plataforma virtual, e julgadas por pessoas competentes elegem as melhores que se reorganizam no sensacional bailado dos grupos.

GRUPO DE ACESSO

  • G.R.P.C.S.C.V.J.C.B. Caboclinho Verde;
  • G.R.E.S.V. Imperatriz Itaocarense;
  • G.R.E.S.V. Imperiais de Madureira;
  • G.R.E.S.V. Império da Fênix;
  • G.R.E.S.V. Império de Niterói;
  • G.R.E.S.V. Império do Rio Belo;
  • G.R.E.S.V. Império do Samba;
  • G.R.E.S.V. Nenê do Brasil.

GRUPO ESPECIAL

  • G.R.E.S.V. Acadêmicos do Setor 1;
  • G.R.E.S.V. Apoteose;
  • G.R.E.S.V. Bambas de Ouro;
  • G.R.E.S.V. Bohêmios Samba Club;
  • G.R.E.S.V. Caprichosos do Boa Vista;
  • S.V.S. Cruzeiro do Sul;
  • G.R.E.S.V. Dragões Lendários;
  • Escola Virtual da Amazônia;
  • G.R.E.S.V. Flor de Lótus;
  • G.R.E.S.V. Imperiais do Samba;
  • S.R.E.S.V. Império do Progresso;
  • G.R.E.S.V. Mocidade;
  • G.R.C.E.S.V. Ponte Aérea;
  • G.R.E.S.V. Recanto do Beija-Flor;
  • G.R.E.S.V. Rosa Vermelha;
  • G.R.E.S.V. União da Gávea.

GRESV IMPERATRIZ ITAOCARENSE

Fundação: 20/06/2015
Cores: Vermelho, Verde, Amarelo e Branco
Cidade-Sede: Itaocara/RJ
Presidente: Manoel Junior.
Vice – Moisés Silva
Diretor de Carnaval – Thiago Lepletier
Carnavalesco: Walter Martins

HISTÓRIA DE NOSSA ESCOLA

Minha escola é uma prova que o interior do estado Rio de Janeiro também tem artistas e samba no pé. Por isso que pedimos passagem e respeitosamente iremos desfilar nesta bela avenida virtual.

Em seu segundo ano de existência, a Imperatriz Itaocarense vem mostrar um carnaval mais experiente e com melhor entendimento das normas e regras do Carnaval Virtual, Em sua busca pelo melhor desfile a nova Diretoria lança este ano o Carnavalesco Walter Martins, filho da terra e um artista de grande projeção no meio carnavalesco. Com o enredo AFRICA BRASIL – O DISFARCE QUE ESCONDE O MEU ROSTO, a escola vem para a avenida inovando, com um novo conceito de plataforma de apresentação em seu desfile, mudando a extensão de seus arquivos e com isso aproximando ainda mais da realidade.

Manoel Junior, o Presidente promete que este ano irá vir para ganhar. No ano passado, perdemos alguns pontos antes mesmo de desfilar por conta de prazos não cumpridos pela escola e mesmo assim fizemos um bom desfile, com a maturidade necessária este ano não vai dar para ninguém… Lá vem a Imperatriz!!!!

CARNAVAL 2017

O DESFARCE QUE COBRE O MEU ROSTO – ÁFRICA / BRASIL

Neste enredo contará uma trajetória das mascaras pelo mundo, ligaremos dois importantes tópicos África e Brasil. Começaremos de lá com seus rituais onde a mascara era elemento sagrado, e essencial nestas ocasiões transformando assim um poderoso e fantástico segredo e escondendo os homens e revelando um disfarce que proporcionaria a eles o dom de se manifestar, curar e ate mesmo dançar, em seus ritos e magias.

O costume atravessou o mar e veio pelo mundo encobrindo e desvendando outros propósitos a mascara foi usado e varias civilizações e rituais e festas em Veneza nas festas da corte, na Grécia e suas batalhas.

E foi usada também para o bem e para o mal, transformando-a em um elemento de fascínio entre os homens Os amantes a usavam em suas conquistas como o Pierro e a Colombina, O arlequim com suas canções de conquistas a suas amadas.

Na burguesia a mascara foi disfarce durante os bailes com muita serpentina em seus salões, tinha sua sensualidade aflorada.

Mais hoje temos mascaras tão marcantes como as de outras épocas, nossos mascarados do carnaval, nosso teatro onde o artista se esconde por baixo de um personagem, o Palhaço que usa a maquiagem para alegrar.

Deixando um vasto legado de disfarces que existem ate hoje a cada maquiagem ou adereço no qual esconde o rosto temos o enigma da mascara…

Um disfarce e uma bela história.

Historia esta, que vamos contar nesta avenida, a IMPERATRIZ ITAOCARENSE vem desfilar este disfarce, e desvendar qual é a sua verdadeira face.

Autor Comissão de Carnaval

NOSSO CARNAVALESCO

A Imperatriz Itaocarense tem a honra de apresenta

Walter Martins como carnavalesco para o desfile de 2017.

Conheça nosso artista responsável pelo Carnaval.

Walter Gualberto Martins, Itaocarense, nascido em 10 de dezembro de 1981, engenheiro civil, professor universitário e carnavalesco do G.R.E.S. Unidos de Última Hora, na cidade de Laranjais – Itaocara – RJ. Sempre acreditou que viver é uma arte! Oriundo de família humilde, tudo o que alcançou foi resultado de sua luta e de seus pais, verdadeiros exemplos de garra e força na busca da realização dos sonhos. E foi driblando as dificuldades que encontrou a arte: desde criança catava sucatas na rua e idealizava esculturas, quadros, fantasias e ilusões… Dai em diante tornou-se amante da arte que encanta, pois é através dela que o artista descreve seus sentimentos, o seu interior e a sua astúcia, e aquele que aprecia interpreta de acordo com o que vivencia. A arte é o seu alimento, sem ela torna-se incompleto, mutilado de sua essência… O que lhe sacia, é dar forma a uma escultura, dar cor a uma pintura ou talvez tornar uma matéria desprezada em objeto apreciado, de modo que levante dúvidas que esse esmero seria realmente aquela matéria que ninguém dava nada por ela. De todas as artes o carnaval é a mais sublime, sua paixão, simplesmente porque este é nutrido de alacridade, suspenses, emoção, inspiração, de uma genuína cultura popular brasileira… A sua alegria em criar fantasias e alegorias está em ver os olhos vívidos e luzentes que não escondem o fascínio de quem os contemplam atravessar a avenida em mais um desfile, em mais um carnaval. Afinal, este é o maior reconhecimento que o artista pode receber…