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A Pedagoga Joseli Arruda formada pela UNIRIO, e se especializando como Psicopedagoga, defende sua tese na importância do meio social e familiar no desenvolvimento da aprendizagem, e seu ponto fundamental é a inclusão, uma vez que é no âmbito familiar que temos as primeiras percepções do mundo. A família é de suma importância para que a inclusão e aprendizagem sejam realizadas de forma positiva, ou seja, que se desenvolva da melhor forma possível as habilidades da criança.

A iniciação escolar para educação especial necessita de estratégias e metodologias para que a inclusão seja realizada de forma que a criança não se sinta diferente, e sim capaz de evoluir como toda criança. Assim, modificações já acontecem, mas conforme Omote “exige uma grande revisão nas práticas pedagógicas tradicionais”, assim é necessário rever os conceitos aplicados atualmente e até mesmo proporcionar uma ligação mais direta entre família, aluno e a comunidade escolar, fazendo assim que a presença da família seja em vários aspectos e não somente em períodos que o problema ou mau desenvolvimento esteja acontecendo. (OMOTE, 2008, p. 24)

A percepção da família e aceitação da “limitação” dessa criança, como ser um acontecimento genético, físico ou mental, mas de forma alguma uma real limitação, que essa criança pode e deve ter seus diretos à educação e que tem todas as possibilidades, como uma criança sem deficiência, de desenvolver suas habilidades. Uma vez que para este desenvolvimento o olhar para o indivíduo de forma individualizada proporciona uma investigação e a aplicação da melhor metodologia para que esse desenvolvimento seja realizado da melhor forma possível.

Podemos também observar que o ambiente ao qual ele é inserido auxilia para sua adaptação, a ligação da família junto ao ambiente escolar e ao psicopedagogo auxilia em uma ligação afetuosa que traz para essa criança a segurança para estar ali, e compreender que ali também é um local onde ela é aceita e amada.

Podemos concluir então, que com afetividade, adaptações de forma que se promova a inclusão, respeito às diferenças e a presença da família em conjunto ao meio educacional podem promover uma grande diferença para a evolução dessa criança, formando um cidadão consciente e preparado para sempre desenvolver, da melhor forma, suas habilidades e que não há limitações para a evolução do conhecimento.

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Joseli da Cruz Lemos Arruda

Especialização em andamento em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

Graduação em Licenciatura em Pedagogia.

Email: joseliarruda12@bol.com.br