Vitor Andrade

Vitor Andrade

A mitomania, também conhecida como mentira patológica ou pseudologia, é a tendência incontrolável e doentia para a mentira. A mitomania está na classe das psicoses. O mitomaníaco é aquela pessoa que mente compulsivamente, sejam pequenas mentiras “inofensivas” até histórias mirabolantes extremamente detalhadas de ordem.

A mitomania também é um sintoma associado ao transtorno delirante, quando o paciente produz histórias que não condiz com sua realidade, quase sempre intencionalmente, como por exemplo: O sujeito esta desempregado e conhece uma mulher com uma formação ou condição social melhor, ele inventa mentiras onde se apresenta com status não condizente com sua realidade, e ao conhecer a família dessa mulher, se apresenta com um cargo alto e superior, como por exemplo, cargo de  Auditor, algo totalmente irreal., fora dos padrões da realidade desse sujeito. Ele irá contar com detalhe e veemência toda sua rotina e convencer todos que os cercam.

Amigos leitores, vou assinalar algumas características da  mitomania, como:

1.      As histórias contadas são inteiramente improváveis e contêm referências à realidade.

2.      As aventuras imaginárias se manifestam em várias circunstâncias e de uma maneira crônica e doentia.

3.      O tema das aventuras é variado, mas o mentiroso mitomaníaco, acaba sempre se realizando como herói.

4.      As histórias de suas mentiras são usadas sempre para obter vantagem ou recompensa de alguém.

A mitomania está relacionado ao quadro clinico da psicose e perversão e também pode apresentar transtornos de personalidade, como o antissocial e o borderline. A pessoa mente compulsivamente, mas tem plena consciência de que o que diz é mentira. O mentiroso psicótico faz um relato irreal, ou seja, delirante!

Com relação à mitomania, é patológico e cabível o diagnóstico, a pessoa mente com muita frequência e continua a fazê-lo mesmo quando suas mentiras já estão reveladas, ela enfrenta dificuldades recorrentes com outras pessoas por mentir tanto, isso é sinal de uma doença, por isso a existência do diagnostico. O teor das mentiras também pode ajudar a diagnosticar um mitomaníaco, já que costumam ser muito fantasiosas e extremas.

O mentiroso compulsivo mente para obter muitas vantagens, muitas das vezes para apresentar uma posição social maior, a pessoa mente simplesmente porque não consegue parar, não consegue controlar.

O tratamento pode ser bastante complicado, principalmente porque muitos mentirosos psicóticos compulsivos não se tornam pacientes. O mentiroso patológico nunca acha que está doente e, em geral, o tratamento vai acontecer quando ele cruzar com um psicólogo ou psicanalista. Também é difícil falar em cura porque mentirosos patológicos não costumam procurar ajuda por conta própria. Quem acaba tendo transtornos mentais são as pessoas próximas, tais como, a esposa(o), amigos e familiares. O grande problema é que a mitomania não vai afetar somente o paciente. Quem acaba tendo transtornos mentais são as pessoas que os cercam. As consequências se estendem para relacionamentos familiares e amorosos. Como o mitomaníaco mente compulsivamente e inventa histórias para levar vantagens, e mesmo quando suas mentiras são descobertas, ele “suga” toda a energia psíquica, fazendo com que seu relacionamento amoroso, faça todas suas vontades, entregando sua subjetividade (EU) de papel embrulhado e de presente para o mentiroso psicótico fazer o que quiser, subsequente , quando consegue o que almeja deixa esse relacionamento amoroso com as sobras dos sintomas estancados na parceira(o), pois ele irá caçar novas vitimas.

É preciso ficar atento, pois mentir muito é uma doença, mas, como dito anteriormente, o problema aparece quando a mentira é desproporcional e frequente da vida da pessoa, como dito aqui nesse texto, quase sempre se apresenta como aquilo que não é e nunca foi. O mitomaníaco pode mentir bastante e entende-se que ele vai fazê-lo sempre que precisar para alcançar o seu objetivo, são fatores psicóticos e de perversão, uma necessidade incontrolável e irrefreável de mentir.

Cuidado! O perigo pode estar ao lado!

Vitor Andrade

Pós graduado pela Universidade Cândido Mendes em: Saúde Mental, Psicanálise, Psiquiatria, Neuro Psicologia, Geriatria, Psicologia Organizacional, MBA Gestão de Pessoas/Coaching, Docência no Ensino Superior
Especialista pela Unifesp e Sociedade Interamericana de Hipnose em Hipnose Clínica, Especialista em Tratamento da Obesidade, Especialista em Balão Gástrico Hipnótico, Especialista em Tratamento de Âncoras, Especialista em Tratamento de Programação Neuro Linguistica ( PNL), Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Unifesp: Especialista em tratamento de álcool e outras drogas
Mestrando pela Universidade Fernando Pessoa:  Gestão da Educação
Escritor dos Livros:  A Medicalização das Emoções, Por Tudo Que Eu Escrevo…

Atendimentos:

Consultório em Itaperuna
Edifício Rotary/ Avenida Cardoso Moreira/ Centro/
Tel: (22) 997968867

Consultório em Miracema
Clinica Equilíbrio/ Rua Melchiades Picanso/
Tel: (22)997968867 ou  3852-3353

Consultório em Santo Antônio de Pádua
Clinica RM / R. Cel. Oliver/ Centro/
Tel: (22) 997968867 ou 3851-0828