Foto: Primeiro vagão/carro de passageiros do Trem de Turismo Rio-Minas, que chegou a Leopoldina na sexta-feira, dia 15 de setembro de 2017.

O trem turístico que vai ligar Minas Gerais ao Rio de Janeiro, passando por oito cidades mineiras e fluminenses deverá funcionar a partir do segundo semestre deste ano. O anuncio foi feito pelo Ministério do Turismo nesta quarta-feira (7).

As locomotivas já foram recuperadas e nove vagões estão sendo preparados para transportar os turistas pelos 160 km que ligam Cataguases, em Minas Gerais, a Três Rios, no estado do Rio de Janeiro.

Segundo o Ministério do Turismo, outras seis cidades serão contempladas com o passeio interestadual: Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas; e Sapucaia, no Rio de Janeiro. Os passeios serão realizados aos sábados, domingos e feriados e fortalecerão a atividade turística nos municípios.

O projeto Trem turístico Rio-Minas é coordenado pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem e conta com o apoio das prefeituras e iniciativa privada da região, além da concessionária da ferrovia Centro Atlântica e órgãos do Governo do Brasil ligados ao transporte ferroviário.


O Presidente da ONG Amigos do Trem Sr. Paulo Henrique do Nascimento, ressaltou no site da ONG, que o trem de passageiros voltará a circular depois de 50 anos paralisado nesta ferrovia, sendo um resgate muito importante para a população dos dois Estados. Ele destacou que os sonhos podem se tornar uma realidade desde que seja com muita persistência, dedicação e focando em vencer as dificuldades e os obstáculos impostos no dia a dia, mas, que o sonho só foi possível com a soma de esforços de muitas pessoas que se uniram pelo bem comum de milhares de pessoas.
O projeto do Trem Rio-Minas, terá a possibilidade também de fazer a ligação com outro trem das cidades no segundo trecho que seria Santo Antônio de Pádua, Palma e Recreio.

Paulo Henrique falou sobre a importância da participação do prefeito de Três Rios, que muito atuou com sua equipe de Secretários Municipais e representantes da indústria e do comércio.
Fonte: Mídia Mineira