Grupo Técnico reúne gestores públicos, lideranças comunitárias e representantes de vários setores sociais, no Centro de Convenções de Aperibé

A Usina Hidrelétrica Itaocara S. A. realizou a primeira reunião do Grupo Técnico Intermunicipal do Programa de Gestão Institucional, no Centro de Convenções Ataíde Faria Leite, em Aperibé, no dia 24 de junho. Com a presença de representantes do poder público, da sociedade civil e lideranças comunitárias das áreas de influência direta da usina, o encontro teve como principal objetivo promover a interação entre os diferentes setores da sociedade local com a usina.

Neste primeiro GT Intermunicipal representantes do empreendimento apresentaram os resultados parciais dos programas ambientais em execução no âmbito da UHE Itaocara I, como Formação de Mão de Obra, Prospecção, Resgate e Monitoramento do Patrimônio Arqueológico, Comunicação Social, Gestão Institucional e Estímulo à Participação da População.

Durante a reunião foi apresentada a proposta do GT Intermunicipal como um espaço de diálogo, nivelamento de informações e acompanhamento dos impactos que poderão ocorrer durante a construção da usina e/ou após a sua implantação, na fase de operação. Os coordenadores dos programas destacaram também que este será o principal fórum de discussão de propostas e sugestões para compensar esses impactos. A presença de lideranças comunitárias e de representantes de entidades da sociedade civil foi enfatizada pelo Programa de Estímulo à Participação da População como fundamental para toda sociedade dos municípios da área de influência da usina – Aperibé, Cantagalo, Itaocara, Pirapetinga e Santo Antônio de Pádua – por ser o espaço onde os temas de interesse coletivo serão discutidos.

A coordenação do GT Intermunicipal é do Programa de Gestão Institucional (realizado pela empresa Arcadis), uma das 43 ações que integram o Projeto Básico Ambiental (PBA) do processo de licenciamento da UHE Itaocara I, que tem fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).