PROCESSO CONSULTIVO DA ESCOLA ESTADUAL CIEP 275

ITAOCARA/RJ

No dia 10 de agosto de 2017 (quinta-feira) a comunidade escolar do CIEP 275 Lenine Cortes Falante que pertence a Regional Noroeste Fluminense da SEEDUC, foi às urnas para escolher seu diretor e diretor-adjunto.

A eleição foi dirigida pela Comissão Eleitoral formada na escola, que tinham autonomia para conduzir o pleito, assessorada pelas Comissões Regional Noroeste Fluminense.  Uma equipe ficou de plantão na coordenadoria atendendo as dúvidas por telefone e caso necessário deslocaria para a escola para acompanhar o trabalho da comissão.

De acordo com o Professor Articulador e DOC I de Informática, Anselmo Biasse, o pleito transcorreu dentro da normalidade. “Queremos parabenizar a chapa única que colocou seu nome à disposição e as comunidades escolares que corresponderam a esse momento importante de exercício da democracia. Foi um pleito saudável em que não registramos nada fora da normalidade de um pleito”, destacou.

Como resultado das urnas ao pleito (2017/2020), tivemos os seguintes resultados: Total de votantes: 585 (100%), Votos computados 539 (92,14%); sendo que 517 (96%) votaram SIM, 19 (3,5%) votaram NÃO e 3 (0,05%) votaram em BRANCO. Sendo assim a chapa vencedora foi Claudia Maria Batista de Mello, Diretora e Beatriz Lessa de Andrade Moreira, Diretora-adjunta.

O diretor tem que ser aquela pessoa que, de fato, representa a comunidade escolar, até para que alunos, pais e professores se reconheçam nele e trabalhem conjuntamente — afirmou Prof. Anselmo Biasse, que comemorou a notícia.

Atualmente, quando abre uma vaga de direção num colégio, os candidatos ao cargo se inscrevem e são submetidos a um processo seletivo, que inclui análise de currículo, prova, entrevista e treinamento. O que obtém a melhor pontuação garante a vaga. Com as novas regras, o candidato continua tendo que ser aprovado no processo de seleção, mas o melhor colocado não será nomeado imediatamente. Os aprovados se tornarão candidatos e terão que passar pelo crivo das urnas.