afonsoEm uma data única no ano, todos querem se reunir e compartilhar esse momento, nessa reunião já é tradição ter mesas fartas com diversos doces, como panetone, rabanada, diferentes tipos de carnes, entre outros pratos salgados. Por ser uma data única no ano e alguns pratos serem preparados apenas nesse período festivo, a dica é não deixar de aproveitar a data, porém sem cometer exageros.

Algumas adaptações podem e devem ser feitas, como, trocar o excesso de sal nos alimentos por temperos naturais: canela, gengibre e pimenta. Esses temperos realçam o sabor e não trazem o inchaço que o sódio traz, além disso são termogênicos, aumentam a temperatura do corpo e fazem gastar mais energia, o que ajuda no emagrecimento.

Utilize castanhas em sua ceia, elas são ricas em minerais que ajudam a inibir a vontade de comer doces e liberam serotonina, hormônio que nos faz se sentir bem. O doce não precisa ser excluído, afinal, rabanas, panetones e outras sobremesas são exclusivas da data. A dica é na hora de preparar seu prato, consumir maiores quantidades de carnes, que são alimentos mais ricos em proteínas, sem exagerar no arroz, nas batatas ou saladas que levam creme de leite, maionese e outros molhos ricos em gordura. Assim não se chega a sobremesa com tanta fome e é mais fácil se controlar, para comer sem exagerar. Para substituir o uso de maionese e creme de leite pode-se utilizar o creme de ricota ou queijo cottage para o preparo dos patês da ceia, por exemplo.

No dia da ceia realize suas refeições de forma regular, café da manhã, almoço e lanches, não pense que você precisa ficar sem comer o dia inteiro para poder comer na ceia, fazendo isso você chegará a ceia com muita fome e acabará comendo de forma excessiva. No dia seguinte a ceia, realize uma caminhada leve e volte a sua rotina alimentar saudável.

Na ceia de natal não é preciso NÃO comer, se permitir a vivenciar aquele momento não irá prejudicar toda sua dieta, o que irá te fazer engordar é comer a rabanada do natal, por exemplo, durante a semana inteira, assim como os doces e os outros pratos que são servidos. Viva o momento, coma para se satisfazer e não para ficar com aquele “mal estar”, aquela sensação de empachamento. Fazendo dessa forma será possível viver esse momento mágico de forma mais saudável, sem grande comprometimento de seus resultados e sem peso na consciência. Equilíbrio sempre!

Algumas dicas

– Prefira salgados assados.

– Faça patês leves, com crosta de ervas finas, geleia de framboesa diet, queijo de minas 0% de gordura ou light, ou salmão defumado. E, para acompanhar, opte por croutons, pão sírio e torradas integrais light, biscoitos à base de soja ou palitos com gergelim.

dicas01

– Frutas e frios light podem ser usados para fazer cubos e também para decorar o ambiente. Ela sugere blanquet de peru com uvas verdes sem sementes, peito de peru com azeitonas recheadas, minisalsichas de frango em barquetes de pepino e cottage com damasco.

dicas02